EstimuLar

quinta-feira, 17 de março de 2011

Deficiência Auditiva



Autora: Cláudia Pietrobon

Qualquer indivíduo que não é exposto à estimulação auditiva nos primeiros anos de vida apresentará uma defasagem em seu desenvolvimento lingüístico. A prevenção da perda auditiva é uma forma de proteger e impedir que o indivíduo sofra as conseqüências da falta de estimulação auditiva sobre a função da linguagem.
Os primeiros anos de vida têm sido considerados como o período crítico para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem. Esse é o período de maior plasticidade neuronal da via auditiva, ou seja, quando a audição mais se desenvolve. Nesse período, o sistema nervoso auditivo central pode ser modificado de maneira positiva ou negativa, dependendo da quantidade e qualidade dos estímulos sonoros captados.
O diagnóstico audiológico realizado durante o primeiro ano de vida possibilita a intervenção médica otorrinolaringológica e fonoaudiológica, ainda nesse período crítico, permitindo um prognóstico mais favorável em relação ao desenvolvimento global da criança.
Em 1994, o Comitê Americano sobre Perdas Auditivas (Joint Committe on Infant Hearing), elaborou uma lista de fatores de risco para a deficiência auditiva para bebês, entre eles:
-antecedentes familiares de perda auditiva hereditária;
-consangüinidade materna;
-infecções congênitas (rubéoloa, sífilis citomegalovírus, herpes e toxoplasmose);
-peso de nascimento inferior a 1.500 gr.;
-hiperbilirrubinemia;
-medicação ototóxica (aminoglicosídos, associação com diuréticos, agentes quimioterápicos);
-meningite bacteriana;
-ventilação mecânica e permanência na incubadora por mais de 7 dias;
-alcoolismo materno ou uso de drogas pscicotrópicas na gestação, entre outros.
Atualmente todos os recém nascidos devem ser submetidos a uma avaliação auditiva, realizada por um profissional Fonoaudiólogo, denominada Triagem Auditiva Neonatal ou Teste da Orelhinha, no qual por lei sua realização é obrigatória em hospitais e maternidades do pais. A triagem Auditiva Neonatal é capaz de detectar deficiências auditivas, possibilitando assim o diagnóstico e o tratamento precoce de eventuais problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário