EstimuLar

terça-feira, 29 de março de 2011

O que é a VÁLVULA DE FALA ?

A válvula de fala ou válvula fonatória é destinada aos pacientes que fazem uso de traqueostomia ou dependentes de ventilador mecânico que tem a capacidade de articular fonemas. A válvula de fala ou válvula fonatória mais conhecidas são as  Passy-Muir e a Shyle, adaptadas facilmente à cânula de traqueostomia. No qual se constitui a partir de um mecanismo unidirecional, que permite a entrada de ar, mas não a saída do mesmo. 
Para a sua indicação é necessária uma avaliação multiprofissional, pois é de suma importância que o paciente não esteja apresentando riscos de aspiração, devendo consequentemente ter o reflexo da deglutição presente e adequado. O uso da válvula beneficia os pacientes que são portadores de malformações de laringe e de traquéia congênitas ou adquiridas; doenças respiratórias (apnéia do sono, displasias broncopulmonares, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência respiratória aguda); vasculares (acidente vascular cerebral, neoplasias cerebrais, afecções cardíacas); traumáticas (traumatismo cranioencefálico, raquimedulares, ferimento por arma de fogo, contusões pulmonares) ou degenerativas (miastenia grave, distrofia muscular, esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla, síndrome de Guillain-Barré, AIDS, dentre outras).
É contra indicada para casos de laringectomias totais, paralisia bilateral de pregas vocais, estenoses laríngeas e traqueais graves, para pacientes em estado clínico grave e casos de nível cognitivo rebaixado.
Vantages: aumento da ventilação e oxigenação, filtragem aérea prevenindo infecções, diminuição das secreções, aumento da sensação olfatória, diminuição do esforço vocal, aparecimento ou retomada da fala com som, emissões mais longas e mais fortes, prosódia e qualidade vocais mais normais e ajuda no processo de desmame do ventilador e traqueostomia. Também atua na restauração da pressão positiva fisiológica, melhorando a deglutição, mas sua principal vantagem é o baixo custo e sua praticidade. Resulta em uma melhora considerável na qualidade de vida do paciente, pois o mesmo passa a comunicar-se verbalmente, sendo compreendido pela equipe médica e seus familiares, ajudando a reduzir seu tempo de internação.
É importante destacar que durante o primeiro teste de colocação da válvula de fala o fisioterapeuta esteja atuando em conjunto com o fonoaudiólogo, pois podem ser necessários ajustes no ventilador durante a colocação da mesma.
Benefícios: fala com sonoridade (o ar passa a ser redirecionado para as pregas vocais); melhora da deglutição; auxílio na decanulação; maior controle sobre as secreções; melhora do olfato; melhora da pressão pulmonar; melhora do paladar; fala ininterrupta e com maior intensidade, sem precisar ocluir com o dedo o traqueostoma.
Fonte: Vidigal e Gonçalves. Pacientes traqueostomizados e dependentes de ventilador. In: Furkim e Santini. Disfagias Orifaríngeas. Vol.1. 2008.

6 comentários:

  1. AOnde eu compro uma valvula Pmv-007?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma boa de 1ano que é traqueostomizada ela pode fazer o uso dessa valvula usando a canula metálica ?

    ResponderExcluir
  3. Minha filha usa uma traqueostomia com cuff, posso substituir pela válvula de fala?

    ResponderExcluir
  4. Minha filha usa uma traqueostomia com cuff, posso substituir pela válvula de fala?

    ResponderExcluir
  5. Tenho filho traquistomizado é preciso de uma válvula de fala pra melhorar sua comunicação quero saber também o valor

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Eu perdi o lado direito da laringe fiquei com desplasia respiratória ,sou traquistomizada a 7 anos desejo colocar essa cânula que ajuda falar sem colocar o dedo para fechar.
    Quais são os valores ? Pode enviar para meu e-mail.
    Obrigada !

    ResponderExcluir