EstimuLar

sábado, 24 de setembro de 2011

Apnéia e Ronco: Atuação Fonoaudiológica


Você ronca muito e ocasionalmente acorda sufocado durante a noite??
A Fonoaudiologia pode fazer mais por você!
O ronco é decorrente de “obstáculo a livre passagem da corrente aérea pelas fossas nasais e orofaringe”. Atinge a maioria da população e causa desconforto respiratório, podendo ocasionar apnéia noturna (parada da respiração durante o sono).
Podendo atingir a incrível intensidade sonora de até 80dB (decibéis) num indivíduo adulto, o ronco pode ter como causas a hipertrofia de adenóides, quadros alérgicos, mal formação congênita, estresse, maus hábitos bucais, entre outros. Essas causas é que podem levar o indivíduo a utilizar a boca como rota para a respiração, e assim, desenvolver o ronco durante seu sono.
A investigação e o tratamento se iniciam no consultório Otorrinolaringológico. Diversos exames podem ser pedidos como respaldo para delimitar o tratamento médico, a polossonografia é um deles. 
Como a Fonoaudiologia pode ajudar?
O indivíduo que não consegue respirar naturalmente pelo nariz, utiliza-se da boca para respirar. 
Automaticamente, com a utilização permanente desta via, o sujeito apresentará um desequilíbrio na musculatura orofacial, que, durante o relaxamento proporcionado pelo sono, estarão mais flácidos e vibrando à passagem de ar.
É esta vibração que caracteriza o som do ronco, e ainda pode impedir a passagem de ar e ocasionar uma parada da respiração – apnéia – durante o sono.
Muitos outros fatores e funções estarão em desequilíbrio no quadro de ronco e apnéia, entretanto, os maiores objetivos do tratamento fonoaudiológico é adequar a força e a mobilidade dos músculos orofaciais e da faringe, e restabelecer a função do nariz como via principal de entrada de ar no organismo.
É importante ressaltar que o trabalho do Fonoaudiólogo é em conjunto com o tratamento Otorrinolaringológico, pois para êxito da terapia muscular, é necessário se tratar as causas que levam o indivíduo a roncar.
O tempo de tratamento dependerá do empenho do paciente, porém a garantia é de uma reabilitação mais rápida possível.

Um comentário:

  1. Muito sucinto e explicativo seu texto. Peço licença para compartilhar no facebook. mais uma vez, parabéns pelo blog!
    Um abraço,

    Fgª Alessandra.

    ResponderExcluir