EstimuLar

terça-feira, 14 de junho de 2011

Como podemos ajudar a pessoa com Alzheimer no dia-a-dia?


Uma das formas de ajudar a pessoa com a doença de Alzheimer é limitar a independência, mas sem deixá-la perceber, pois, dependendo da maneira utilizada, poderá gerar insegurança e graves distúrbios. Isso na fase inicial, onde a pessoa ainda apresenta discernimento.
  • Comece limitando dinheiro, cartões de crédito, etc.. Camuflando de alguma forma, para que ela não perca o senso de independência e responsabilidade. Avise aos vizinhos, donos de padaria, lojinhas próximas, sobre a situação do idoso, para que o ajudem a não gastar somas maiores do que tem noção.
  • Ocupar o idoso, para que ele se sinta útil, é sempre muito bom, mas sempre respeitando as limitações dele.
  • Na direção, exige-se muita atenção, cuidado, manobras e reflexos rápidos. Tente explicar ao idoso que dirigir pode fazer-lhe mal a saúde. Se precisar de ajuda, peça ao médico que esteja junto na hora do bate-papo.
  • Quando levar visitas em casa, mesmo que o idoso as conheça, avise antecipadamente e apresente as pessoas na hora. Nunca o force a adivinhar. Isso lhe causará constrangimento e frustração.
  • Não fique testando o idoso. Ofereça respostas. Limite as opções. Faça perguntas que tenham no máximo duas respostas. Por exemplo: você não deve escolher por ele a vestimenta. Coloque duas roupas e peça para ele escolher entre uma e outra, dê-lhe opções.
  • Nunca fazer pelo idoso e sim ajudá-lo. Ajude-o a realizar atividades terapêuticas com objetivos físicos, sociais, emocionais, onde ele possa resgatar memórias perdidas, seja numa cozinha experimental, seja no computador – caso ele tenha tido contato com a informática em algum momento.
  • Estimular os sentidos através do aroma, do próprio paladar, da música. Pacientes que sempre gostaram de música continuarão gostando, mesmo doentes. Apreciam especialmente músicas da época deles. A musicoterapia (colocar o link da matéria) tem sido utilizada com sucesso, como recurso terapêutico, em pacientes confusos e agitados e com distúrbios do sono, por proporcionar excelente efeito relaxante.
  • Promover passeios interessantes, proporcionar atividades relaxantes como técnicas de respiração, alongamentos, conscientização corporal – o autoconhecimento, automassagem, a manutenção do conhecimento, da imagem corporal que eles vão perdendo, sempre com a orientação de um profissional.
  • Não se esqueça: a família exerce um papel fundamental no tratamento dessas pessoas, pois são os familiares que possuem as lembranças.
Fonte: Clube Vida Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário