EstimuLar

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fonoaudiologia e a arte de encenar

A arte de encenar é oportunizada a todos, mas para qualquer arte é necessário técnica, preparo e aperfeiçoamento.
O ator é o profissional especializado na arte de encenar, de representar. Destaca-se arte, pois nem sempre a vimos como tal. Encenar não é só decorar um simples texto e transmiti-lo ao público, encenar é muito mais que isso, significa usar o nosso corpo, as nossas expressões, pegar pequenas situações de nosso dia-a-dia ou histórias jamais vistas e criarmos um mundo imaginário, representando, tendo que refletir aos olhos dos que assistem a tristeza, a alegria, a dor, a vida e a morte. Unido a isto vêm os dramas, as comédias os romances e assim por diante, podendo ser encenado de várias formas, como um monólogo, teatro de bonecos, teatro de rua, etc.
Diante disto, o ator deve ter em vista técnicas e orientações necessárias para o seu preparo e bom andamento da peça, como:
•Saber projetar a sua voz em diversos ambientes, para não falar gritando.
•Aprender a praticar a respiração costodiafragmática, da qual ao pronunciar longos textos que não permitem pausas, ajuda a não perder o fôlego e a projeção da voz, não forçando as pregas vocais.
•Superar problemas de dicção e entonação corretas, de acordo com o texto á ser executado.
•Uma boa preparação vocal e expressão corporal, pois ambas são interligadas na formação de um ator.
•Caracterização e expressão facial são essenciais.
•E uma boa articulação das palavras, ressonância e tudo mais.
Estes são pontos dos quais o ator deve se conscientizar e ter como necessários, pois a perfeição de uma peça teatral, ou de um grupo de teatro não se dá somente à peça escrita propriamente dita, e sim há anos de técnicas, preparo e aperfeiçoamento.
A atuação do fonoaudiólogo em uma peça teatral é baseada em literaturas fonoaudiológicas e teatrais também, pois este profissional trabalha com a prevenção da saúde da voz e no treinamento dos possíveis distúrbios do qual podem ser adquiridos com o passar do tempo, pelo uso inadequado da voz, como por exemplo: falar gritando e não projetar a voz. 
Outra atuação em teatros é a acessoria do fonoaudiólogo juntamente com o diretor teatral, na escolha do ambiente físico, adequação de cenário, escolha de personagem, seus figurinos e suas devidas posturas e falas.
Assim, se você faz teatro, ou é um profissional da voz, assim como os atores o são, busque a orientação de um fonoaudiólogo. Não deixe que sua principal ferramenta de trabalho sofra danos. Sua voz é o reflexo daquilo que você é e faz!
Para maiores informações procure um FONOAUDIÓLOGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário