EstimuLar

terça-feira, 5 de abril de 2011

Orientações quanto à alimentação para Disfágicos


Pessoas com Disfagia orofaríngea podem apresentar diferentes graus de dificuldade no ato de engolir. 
Existem exercícios miofuncionais orais que atuam de forma eficiente sobre as estruturas responsáveis pela deglutição. É a Fonoaudiologia atuando para reabilitar o paciente disfágico. Além de exercícios Fonoaudiológicos também existem orientações importantíssimas que devem ser adotadas:
Ambiente da alimentação: O local em que o individuo disfágico realizará suas refeições deve ser tranquilo. Sempre manter desligada a televisão, rádio ou qualquer outro aparelho que possa distraí-lo. É importante manter a atenção do mesmo para a alimentação. Porém, isso não deverá impedir que os membros da família realizem suas refeições juntamente com a pessoa disfágica, visto que este hábito gera benefícios para o bem-estar físico, social, emocional e nutricional da pessoa disfágica e de toda sua família.
Tempo de refeição:  O individuo disfágico não deve ser apressado durante as suas refeições. Porém, se o mesmo estiver gastando muito tempo em uma única refeição, ele poderá estar gastando mais energia para se alimentar do que ganhando com o alimento. O tempo de uma refeição principal (café da manhã, almoço e jantar) poderá durar no máximo 30 minutos.
Apresentação do alimento: Quando estamos diante de um alimento bonito e cheiroso, sentimos mais vontade de comê-lo. Então, para ajudá-lo a ter mais motivação ao se alimentar, facilitando o controle oral do bolo alimentar, a comida deve ser apresentada de forma prazerosa. Abuse de cores, sabores e cheiros, sem deixar de lado suas preferências (sempre se tem mais prazer em comer o que se gosta) e as consistências alimentares estabelecidas pelos profissionais.
Postura durante a alimentação: É importante que durante as refeições, e cerca de 20 minutos após esta, o individuo disfágico permaneça sentado, com o tronco e cabeça eretos. Se estiver acamado, ele deverá ser encostado na cabeceira da cama com travesseiros, ficando com o tronco o mais ereto possível. A cabeça deve estar erguida e deverá ser apoiada com suportes se necessário.
Modificações na postura da cabeça, durante a alimentação, são técnicas especiais que podem facilitar a deglutição e serão orientadas pelo Fonoaudiólogo quando necessário.
Higienização oral: A limpeza oral deverá ser realizada por meio de escovação dentária, com uma escova pequena e com cerdas macias, lembrar sempre de escovar tanto os dentes como a língua. Desta forma todos os resíduos alimentares ou secreções que estiverem na boca deverão ser retirados.
Se o individuo disfágico faz uso de prótese dentária, esta deverá ser retirada e limpa com escovação após cada refeição, assim como a língua deverá ser escovada. É importante retirar a prótese dentária ao dormir, colocando-a em um copo com água e algumas gotas de água sanitária (ajuda a manter a limpeza e conservação da prótese), recolocando-a pela manhã após limpá-la muito bem com água corrente.
Em pessoas que não possuem dentição, a limpeza da boca deve ser feita com a escovação da língua e o restante com uma gaze umedecida em água e anti-séptico bucal.
 
Como alimentar o indivíduo disfágico?
·                       O indivíduo disfágico e o cuidador (quem estiver administrando a comida) devem estar posicionados na mesma altura.
·                       Oferecer ao disfágico uma colher de chá de alimento por vez.
·                       A alimentação deve ser administrada com calma (sem pressa).
·                       Usar sempre lenço ou guardanapo para limpar a boca da pessoa.
·                       Nos casos de AVC ou AVE (Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico), alimentar sempre a pessoa pelo lado bom (melhor).
·                       Usar linguagem simples e direta para ações de alimentação.
·                       Estimular o indivíduo disfágico a alimentar-se só, visando sua independência.
·                       Certificar-se de que a pessoa engoliu o alimento antes de oferecer a próxima colherada.
·                       Caso seja observado acúmulo de resíduos alimentares, oferecer uma colherada vazia para estimular a deglutição, com o objetivo de limpar (esvaziar) a cavidade oral.
·                       Não utilizar líquidos para ajudar o alimento a descer.
·                       Caso o indivíduo disfágico apresente tosse (reflexo de proteção), é necessário aguardar que ele pare e só após, poderá oferecer a ele um líquido ou outra consistência adequada a sua alimentação.

Ao perceber qualquer dificuldade no ato de deglutir, consulte seu médico e procure um Fonoaudiólogo!
Fonte: Silvério, Cola e Silva. Ações educativas para pacientes adultos com Disfagia orofaríngea, 2006.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário