EstimuLar

quinta-feira, 17 de março de 2011

Implante Coclear


O implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta complexidade tecnológica, que permite que pessoas com perda auditiva severa ou profunda, a quem os aparelhos auditivos não ajudam passem a ouvir. Este implante estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, afim de ser decodificado pelo córtex cerebral.
É também conhecido por ouvido biônico, este dispositivo consiste em, eletrodos minúsculos implantados cirurgicamente na cóclea, situada no interior da orelha , um receptor inserido no crânio, atrás e acima da orelha. Um microfone, um processador de som e um transmissor são usados externamente, sendo assim composto por duas unidades, a interna e outra externa. O componente interno possui uma antena interna com um ímã, um receptor estimulador e um feixe de eletrodos, envolvido por um tubo de silicone fino e flexível. Com uma cirurgia, o dispositivo da antena e do ímã fica sob o couro cabeludo, ancorado no crânio, que é levemente escavado e o filamento de eletrodos é introduzido na cóclea. Já o dispositivo externo do implante, é composto por microfone direcional, processador de fala, antena transmissora e dois cabos.
Um mês após a cirurgia de implante, o paciente recebe o componente externo e o dispositivo é ativado. A partir de então, a pessoa ouve pela primeira vez ou volta a ouvir.
O funcionamento do implante coclear difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). O AASI amplifica o som e o implante coclear fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea, possibilitando ao usuário, a capacidade de perceber o som. 
Atualmente existem no mundo, mais de 60.000 usuários de implante coclear. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário