EstimuLar

quarta-feira, 16 de março de 2011

DISLEXIA. Como identificar.



Autora: Cláudia Pietrobon
A DISLEXIA é uma dificuldade primária do aprendizado abrangendo: leitura, escrita, e soletração ou uma combinação de duas ou três destas dificuldades. Caracteriza-se por alterações quantitativas e qualitativas, total ou parcialmente irreversíveis. É o distúrbio do aprendizado mais freqüentemente identificado na sala de aula, sendo causa de 15 % das reprovações escolares. Estima-se que a dislexia atinja 10 a 15 % da população mundial.
A causa da dislexia tem sido relacionada a fatores genéticos, acometendo pacientes que tenham familiares com problemas fonológicos, mesmo que não apresentem dislexia. As alterações ocorreriam em um gene do cromossomo 6 . A dislexia, em nível cognitivo - linguístico reflete um déficit no componente específico da linguagem, o módulo fonológico, implicado no processamento dos sons da fala. Uma criança que tenha um genitor disléxico apresenta um risco importante de apresentar dislexia, sendo que 23 a 65 % delas apresentam o distúrbio.
Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, não confirmam a dislexia. Os sintomas podem ser percebidos em casa mesmo antes da criança chegar na escola. Uma vez identificado o problema de rendimento escolar, deve-se procurar ajuda especializada, pois o quanto antes à dislexia ser identificada maiores podem ser os benefícios do tratamento.
A avaliação da dislexia deve ser realizada por equipe multidisciplinar, incluindo Fonoaudiólogo, Psicólogo, e Psicopedagogo Clínico, no qual irão iniciar investigação detalhada e verificar a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso. É muito importante o parecer da escola, dos pais, o levantamento do histórico familiar e a evolução do paciente.
Ainda em relação a avaliação da dislexia, haverão fatores que deverão ser descartados, como déficit intelectual, disfunções ou deficiências auditivas e visuais, lesões cerebrais (congênitas e adquiridas), desordens afetivas anteriores ao processo de fracasso escolar (com constantes fracassos escolares o disléxico irá apresentar prejuízos emocionais, mas estes são conseqüências, não causa da dislexia).
Não existe teste único, patognomônico (sinais/sintomas constantes, característicos da doença) de dislexia. Assim, o diagnóstico deve ser realizado por profissional (ais) treinado (s), empregando-se uma série de testes e observações, em geral, trabalhando em equipe multidisciplinar, que analisará o conjunto de manifestações das dificuldades. Testes auditivos e de visão podem ser os primeiros a serem solicitados.
Entre as avaliações mais solicitadas encontram-se testes: 
·        Cognitivos
·        Inteligência
·        Memória auditiva e visual
·        Discriminação auditiva e visual
·        Orientação espaço-temporal
·        Fluência verbal

CARACTERÍSTICAS MAIS COMUNS DA DISLEXIA:
A criança é inteligente e criativa – mas tem dificuldades em leitura, escrita e soletração.
Costuma ser rotulado de imaturo ou preguiçoso. 
Obtém bons resultados em provas orais, mas não em avaliações escritas. 
Tem baixa auto-estima e se sente incapaz.
Tem habilidade em áreas como arte, música, teatro e esporte.
Parece estar sempre sonhando acordado.
É desatento ou hiperativo
Aprende mais facilmente fazendo experimentos, observações e usando recursos visuais.
  • Visão leitura e Soletração
Reclama de enjôos, dores de cabeça ou estômago quando lê. 
Faz confusões com as letras, números palavras, seqüências e explicações verbais.
Quando lê ou escreve comete erros de repetição, adição ou substituição.
Diz que vê ou sente um movimento inexistente quando lê, escreve ou faz cópia.
Parece ter dificuldades de visão, mas exames de vista não mostram o problema.
Lê repetidas vezes sem entender o texto.
Sua ortografia é inconstante
  • Audição e Linguagem
É facilmente distraído por sons. 
Tem dificuldades em colocar os pensamentos em palavras. Às vezes pronúncia de forma errada palavras longas.
  • Escrita e Habilidade Motora
Dificuldades com cópia e escrita. Sua letra muitas vezes é ilegível. 
Pode ser ambidestro. Com freqüência confunde direita e esquerda ou acima e abaixo
  • Matemática e gerenciamento do tempo
Tem problemas para dizer a hora, controlar seus horários e ser pontual.
Depende dos dedos ou outros objetos para contar. Muitas vezes sabe a resposta, mas não consegue demonstrá-la no papel.
Faz exercícios de aritmética, mas considera difícil problemas com enunciados.
Tem dificuldade em lidar com dinheiro.
  • Memória e cognição
Excelente memória a longo prazo para experiências, lugares e rostos. No entanto têm memória ruim para seqüências e informações que não vivenciou.
Em relação à leitura
  • Leitura titubeante, claudicante;
  • Troca de grafemas (letras) semelhantes: p q b d; acréscimos, inversões, omissões e repetições de grafemas;
  • Falta de ritmo, lentidão, falta de pontuação, repetição ou salto de linha, leitura mecânica ou inexpressiva;
  • Não compreende, não interpreta o que lê;
  • Não gosta de ler, foge das situações em que tem de ler, nega-se a fazê-lo.
Em relação à escrita
  • Escrita espelhada;
  • Mistura de grafemas maiúsculos com minúsculos;
  • Repetição de grafemas, sílabas ou palavras;
  • Dificuldade em utilizar os elementos gramaticais e a estrutura sintática da frase (na percepção do tempo, gênero e número das palavras e na função sujeito + verbo + complemento);
  • Escrita repassada, rasurada;
  • Lentidão (para registrar um ditado, para copiar da lousa, para responder a uma questão, na escrita espontânea, etc.);
  • Trocas visuais (ex.: p q d b), auditivas (ex.: t/d, v/f, j/ch/x, k/g, p/b) e espaciais, tais como: omissões (ex.: escola/ecola), acréscimo (ex.:fique/fiaque), inversões (ex.: prato/parto), aglutinações (ex.: o menino é legal/omenino é legal), dissociação (ex.: o vagalu me) de grafemas e apresentação de logatomas (palavras sem significado. Por exemplo: mineque, bidama, lofima);
  • Escrita de numerais, apresentando a rotação de algarismos (ex.: 6/9);
  • Inversão de algarismos ou troca por outro de som semelhante (ex.: 24/42; 60/70).
Outros
  • Dificuldade na aquisição e desenvolvimento das habilidades lingüísticas de uma maneira geral;
  • Dificuldade para aprender seqüências referentes ao dia, à semana, ao mês, ao ano;
  • Dificuldade com análise e síntese do som de uma palavra;
  • Dificuldade na linguagem e na fala: vocabulário pobre, disnomias (dificuldade em nomear ou reconhecer nomes de pessoas, coisas e objetos), sentenças curtas e imaturas;
  • Reconhecimento pobre de rima e aliteração (repetição de letras ou sílabas no início da palavra. Por exemplo: “casa, casado, casamento; tapa, tapado, tapete);
  • Desatenção e dispersão;
  • Dificuldade com a coordenação motora fina: disgrafia (dificuldade para escrever letras, numerais, sinais...) e desenhos;
  • Dificuldade com a coordenação motora grossa: “desengonçado” nas aulas de Educação Física, por exemplo;
  • Desorganização geral: do material escolar, nos trabalhos escolares (lição de casa, pesquisas, etc.);
  • Dificuldades visuais: postura da cabeça, desorganização no espaço da folha do caderno, confusão entre direita e esquerda (lateralidade), dificuldade para ler mapas, manusear dicionários, etc.;
  • Dificuldade com a memória imediata: instruções, dígitos, tabuadas, fonemas, etc.;
  • Dificuldade para ordenar e resolver problemas de matemática (discalculia) e desenho geométrico;
  • Dificuldade com a perspectiva no desenho;
  • Dificuldade para aprender língua estrangeira. O Inglês, por exemplo, possui fonemas e grafemas não utilizados em Português e é regido por sintaxe diferenciada;
  • Problemas de conduta na sala de aula: “exibicionismo”, timidez, recusa em fazer e participar de atividades.
  • Escrita e Habilidade Motora
Dificuldades com cópia e escrita. Sua letra muitas vezes é ilegível. 
Pode ser ambidestro. Com freqüência confunde direita e esquerda ou acima e abaixo
  • Matemática e gerenciamento do tempo
Tem problemas para dizer a hora, controlar seus horários e ser pontual.
Depende dos dedos ou outros objetos para contar. Muitas vezes sabe a resposta, mas não consegue demonstrá-la no papel.
Faz exercícios de aritmética, mas considera difícil problemas com enunciados.
Tem dificuldade em lidar com dinheiro.
  • Memória e cognição
Excelente memória a longo prazo para experiências, lugares e rostos. No entanto têm memória ruim para seqüências e informações que não vivenciou.
Em relação à leitura
  • Leitura titubeante, claudicante;
  • Troca de grafemas (letras) semelhantes: p q b d; acréscimos, inversões, omissões e repetições de grafemas;
  • Falta de ritmo, lentidão, falta de pontuação, repetição ou salto de linha, leitura mecânica ou inexpressiva;
  • Não compreende, não interpreta o que lê;
  • Não gosta de ler, foge das situações em que tem de ler, nega-se a fazê-lo.
Em relação à escrita
  • Escrita espelhada;
  • Mistura de grafemas maiúsculos com minúsculos;
  • Repetição de grafemas, sílabas ou palavras;
  • Dificuldade em utilizar os elementos gramaticais e a estrutura sintática da frase (na percepção do tempo, gênero e número das palavras e na função sujeito + verbo + complemento);
  • Escrita repassada, rasurada;
  • Lentidão (para registrar um ditado, para copiar da lousa, para responder a uma questão, na escrita espontânea, etc.);
  • Trocas visuais (ex.: p q d b), auditivas (ex.: t/d, v/f, j/ch/x, k/g, p/b) e espaciais, tais como: omissões (ex.: escola/ecola), acréscimo (ex.:fique/fiaque), inversões (ex.: prato/parto), aglutinações (ex.: o menino é legal/omenino é legal), dissociação (ex.: o vagalu me) de grafemas e apresentação de logatomas (palavras sem significado. Por exemplo: mineque, bidama, lofima);
  • Escrita de numerais, apresentando a rotação de algarismos (ex.: 6/9);
  • Inversão de algarismos ou troca por outro de som semelhante (ex.: 24/42; 60/70).
Outros
  • Dificuldade na aquisição e desenvolvimento das habilidades lingüísticas de uma maneira geral;
  • Dificuldade para aprender seqüências referentes ao dia, à semana, ao mês, ao ano;
  • Dificuldade com análise e síntese do som de uma palavra;
  • Dificuldade na linguagem e na fala: vocabulário pobre, disnomias (dificuldade em nomear ou reconhecer nomes de pessoas, coisas e objetos), sentenças curtas e imaturas;
  • Reconhecimento pobre de rima e aliteração (repetição de letras ou sílabas no início da palavra. Por exemplo: “casa, casado, casamento; tapa, tapado, tapete);
  • Desatenção e dispersão;
  • Dificuldade com a coordenação motora fina: disgrafia (dificuldade para escrever letras, numerais, sinais...) e desenhos;
  • Dificuldade com a coordenação motora grossa: “desengonçado” nas aulas de Educação Física, por exemplo;
  • Desorganização geral: do material escolar, nos trabalhos escolares (lição de casa, pesquisas, etc.);
  • Dificuldades visuais: postura da cabeça, desorganização no espaço da folha do caderno, confusão entre direita e esquerda (lateralidade), dificuldade para ler mapas, manusear dicionários, etc.;
  • Dificuldade com a memória imediata: instruções, dígitos, tabuadas, fonemas, etc.;
  • Dificuldade para ordenar e resolver problemas de matemática (discalculia) e desenho geométrico;
  • Dificuldade com a perspectiva no desenho;
  • Dificuldade para aprender língua estrangeira. O Inglês, por exemplo, possui fonemas e grafemas não utilizados em Português e é regido por sintaxe diferenciada;
  • Problemas de conduta na sala de aula: “exibicionismo”, timidez, recusa em fazer e participar de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário