- Toda a musculatura facial é fortalecida durante os intervalos da sucção.
- O crescimento inadequado da face afeta a respiração, a respiração incorreta prejudica o sono, a memória e a concentração.
- Ao sugar a mama, o bebê favorece o crescimento da mandíbula, preparando-se para as próximas etapas do desenvolvimento.
- A dinâmica da cadeia neuromuscular das estruturas ligadas a respiração, mastigação, deglutição e fonação depende da amamentação. Todos os sistemas são interligados.
- Ao mamar, a criança aprende a respirar, mastigar e deglutir de maneira adequada.
- A posição da boca nos mamilos provoca a estimulação de pontos articulados responsáveis pela produção dos fonemas.
Espaço destinado a oferecer informações fonoaudiológicas, bem como a busca da Evolução e Aperfeiçoamento científico e prático dos profissionais da fonoaudiologia e/ou estudantes. "SEJAM BEM VINDOS" Acessem também: www.fonoefisiodomicilio.com.br
terça-feira, 31 de julho de 2012
Amamentação e formação facial do bebê
A importância da boa mastigação para a digestão
A etapa inicial do processo digestivo é a mastigação.
Trata-se da mais importante função do sistema estomatognático, que depende da
saúde dos dentes e de adequados movimentos mandibulares, coordenados pelas articulações
temporomandibulares (ATM) e sistema neuromuscular orofacial.
A mastigação fica comprometida na presença de diminuição da
tonicidade muscular orofacial e comprometimento dos movimentos musculares. O
alimento deve sempre ser bem mastigado para melhor auxiliar na digestão, pois,
as enzimas digestivas atuam sobre a superfície das partículas
alimentares.
Na mastigação adequada, o ritmo mastigatório deve durar de 30 a 40 segundos, com uma média de 15 a 20 ciclos mastigatórios, afirmam Gonçalves e Chehter (2011). Além disso, a mastigação deve ser bilateral alternada, com movimentos verticais e rotatórios de mandíbula. Ainda segundo os autores, uma mastigação eficiente deve triturar o alimento em partículas cada vez menores, que, ao serem misturadas à saliva, transformem-se no bolo alimentar. Esse bolo, quando bem triturado, favorece a ação das enzimas, aumenta a velocidade de passagem do alimento pelos compartimentos digestivos e evita a escoriação dos mesmos.
Na mastigação adequada, o ritmo mastigatório deve durar de 30 a 40 segundos, com uma média de 15 a 20 ciclos mastigatórios, afirmam Gonçalves e Chehter (2011). Além disso, a mastigação deve ser bilateral alternada, com movimentos verticais e rotatórios de mandíbula. Ainda segundo os autores, uma mastigação eficiente deve triturar o alimento em partículas cada vez menores, que, ao serem misturadas à saliva, transformem-se no bolo alimentar. Esse bolo, quando bem triturado, favorece a ação das enzimas, aumenta a velocidade de passagem do alimento pelos compartimentos digestivos e evita a escoriação dos mesmos.
Quando o alimento é pouco mastigado, esse bolo alimentar
apresenta partículas grandes que são engolidas e digeridas com maior
dificuldade. Esse alimento caba sendo digerido mais lentamente, causando uma
sobrecarga na atividade digestiva, pois, o estômago precisa trabalhar muito
mais para misturar o bolo alimentar mal preparado.
Bibliografia:
GONÇALVES, R.F.M.; CHEHTER, E.Z. Perfil mastigatório de obesos mórbidos
submetidos à gastroplastia. Revista CEFAC, Dezembro, 2011
AMAMENTAR FAZ BEM PARA O BEBÊ E PARA A MAMÃE! De 01 a 08 de Agosto: Semana Mundial da Amamentação!
Amamentar fica mais fácil quando a mãe tem todas as
informações sobre as práticas saudáveis para ela e para o bebê. E, se ela tiver
o apoio e a compreensão de familiares, amigos, profissionais de saúde, colegas
de trabalho e empregadores, mesmo quando
aparecerem obstáculos, a amamentação pode ser mantida.
Abaixo seguem algumas dicas para amamentação:
• Dê somente leite materno até os 6 meses de vida do bebê. Não dê água, chás, leites artifi ciais ou qualquer outro alimento.
• O leite materno nunca é fraco, ele é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê. Nos primeiros dias, a produção de leite é pequena e este leite, chamado de colostro, tem alto valor nutritivo e é sufi ciente para atender às necessidades do bebê.
• Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horário para mamar. Ele deve mamar sempre que quiser. Com o tempo, ele faz seu horário.
• Durante a mamada, a quantidade de gordura do leite vai aumentando. Se o bebê não tomar o leite do fi m da mamada, que tem mais gordura, ele pode sentir fome logo em seguida. Por isso, a mãe deve esvaziar a mama por completo para depois oferecer a outra.
• A partir dos 6 meses, você deve começar a dar alimentos saudáveis, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais.
• Não dê chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem levar o bebê a rejeitar o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração.
• A maioria dos remédios não impede a amamentação, mas a mãe só deve tomá-los quando orientada pelo médico.
• Bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados.
• A mãe que usa drogas como maconha, crack e cocaína não deve amamentar.
AMAMENTAR SÓ FAZ BEM. ESPALHE ESSA IDEIA!
aparecerem obstáculos, a amamentação pode ser mantida.
Abaixo seguem algumas dicas para amamentação:
• Dê somente leite materno até os 6 meses de vida do bebê. Não dê água, chás, leites artifi ciais ou qualquer outro alimento.
• O leite materno nunca é fraco, ele é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê. Nos primeiros dias, a produção de leite é pequena e este leite, chamado de colostro, tem alto valor nutritivo e é sufi ciente para atender às necessidades do bebê.
• Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horário para mamar. Ele deve mamar sempre que quiser. Com o tempo, ele faz seu horário.
• Durante a mamada, a quantidade de gordura do leite vai aumentando. Se o bebê não tomar o leite do fi m da mamada, que tem mais gordura, ele pode sentir fome logo em seguida. Por isso, a mãe deve esvaziar a mama por completo para depois oferecer a outra.
• A partir dos 6 meses, você deve começar a dar alimentos saudáveis, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais.
• Não dê chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem levar o bebê a rejeitar o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração.
• A maioria dos remédios não impede a amamentação, mas a mãe só deve tomá-los quando orientada pelo médico.
• Bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados.
• A mãe que usa drogas como maconha, crack e cocaína não deve amamentar.
AMAMENTAR SÓ FAZ BEM. ESPALHE ESSA IDEIA!
Marcos do desenvolvimento: Compreensão de palavras, comportamentos e conceitos
Compreensão de palavras, comportamentos e conceitos
Recém-nascidos são como estrangeiros que acabaram
de chegar ao país: não falam nossa língua nem entendem direito o que estamos
dizendo. Mas eles aprendem rápido. Pesquisas mostram que os bebês começam a
ouvir a voz dos pais já no útero. Quando nascem, começam a prestar atenção nas
palavras e nos padrões das frases para descobrir o que as pessoas estão
dizendo. Também usam seu poder de observação para aprender coisas mais
complexas sobre o mundo físico e emocional, como amor, confiança, tempo e o
fenômeno de causa e efeito.
Quando se desenvolve
Seu filho começa a tentar entender o que os outros
estão falando e fazendo mesmo quando ainda está na barriga. No começo, ele não
sabe o significado das palavras que você usa, mas capta suas emoções (como
amor, preocupação, ansiedade e raiva). Quando chega aos 4 meses, reconhece seu
próprio nome, e entre os 8 e os 12 meses já entende ordens simples, como
"Não" e "Tira a mão". Depois dos 2 anos de idade começa a
conseguir cumprir determinações em duas etapas, como "Vá até a cozinha e
pegue seu sapato". Aos 3 anos, ele terá um vocabulário de algumas centenas
de palavras e uma boa idéia dos aspectos mais complicados do cotidiano, como as
tarefas básicas de comprar e fazer comida, trabalhar, limpar a casa, além de certa
noção de horário.
Como se desenvolve
Recém-nascido a 1 mês
A cada minuto que passam acordados, os bebês
absorvem informação sobre o mundo à sua volta, empregando os sentidos para
descobrir o que está acontecendo no ambiente em que vivem. Não possuem os dados
que os adultos e as crianças mais velhas costumam usar para entender as coisas.
Muitos especialistas afirmam que os bebês entendem bem mais do que os pais
imaginam.
Os bebês mantêm uma sintonia emocional com as
pessoas que os cercam, pois essa é uma de suas armas para sobreviver. Por isso,
percebem o que você está sentindo e pensando pelo tom da sua voz, pelo
movimento da sua boca, pelo ritmo da sua respiração, pela sua pele e até pelo
brilho no seu olhar. Seu filho cria uma versão da realidade a partir do modo
como você responde a ele -- quando ele chora, você o conforta; quando ele tem
fome, você o alimenta. À medida que a coordenação motora do bebê se aperfeiçoa,
que sua memória fica mais aguçada, que ele consegue manter a concentração por
mais tempo e que suas habilidades sociais ficam mais refinadas, ele também
entende melhor as coisas.
De 2 a 3 meses
Seu bebê continua a absorver todas as informações
que o cercam. Sua atividade favorita é observar o que acontece em seu ambiente,
e agora ele já entende que você o acalma, o alimenta e brinca com ele sempre
que ele precisa de você. O primeiro sorriso de verdade aparece nessa fase, e
ele percebe que é uma maneira de demonstrar a você que ele está satisfeito. Ele
vai gostar da reação que provoca ao sorrir. Com 3 meses, ele não só vai sorrir
como vai começar a emitir sons, dando início a uma forma de conversa primitiva
com você.
De 4 a 7 meses
A criança passa a saber seu próprio nome e a
entender quando está sendo chamada. Talvez até responda, virando-se para você.
Também está mais sintonizada com o tom da sua voz. Quando sua fala é amistosa,
ela reage com alegria, mas, se você fala sério demais, pode até chorar. Está
começando a perceber a diferença entre os estranhos e os rostos conhecidos, e talvez
chore se for para o colo de alguém que não reconheça.
De 8 a 12 meses
Seu bebê está começando a entender ordens simples.
Se você disser "Não" quando ele tentar pôr a mão na tomada, por
exemplo, ele vai parar e olhar para você -- talvez até balance a cabeça fazendo
"não". Também está testando sua reação ao que ele faz. Pode jogar a
comida no chão só para ver o que você vai fazer, e depois guarda sua reação na
memória. Mais tarde ele fará novos testes, para ver se você reage do mesmo
jeito.
De 1 ano a 1 ano e meio
Com 1 ano e meio, seu bebê provavelmente já é capaz
de entender e usar pelo menos 50 palavras. E conseguirá seguir instruções,
mesmo que elas envolvam duas ações -- por exemplo: "Recolha os bloquinhos
e ponha na caixa".
De 1 ano e meio a 2 anos
Seu filho começa a compreender que as necessidades
dele nem sempre combinam com as suas. Vai tentar se impor -- cruzando os braços
decidido quando você tentar dar a mão para ele, por exemplo. Também passa a
entender conceitos como espaço e dimensão. Provavelmente já consegue montar um
quebra-cabeça simples, e sabe a diferença entre um triângulo e um quadrado,
sendo capaz de encaixá-los numa forma vazada.
Também está entendendo o fenômeno de causa e efeito
-- sabe que quando aperta a barriga do bichinho de pelúcia, por exemplo, ele
toca música.
Essa nova habilidade será bem útil quando ele
estiver pronto para largar a fralda (o que ainda deve demorar mais alguns
meses).
De 2 a 3 anos
Nessa fase seu filho já entende bastante bem a
língua. Especialistas em desenvolvimento afirmam que a maioria das crianças de
2 anos compreende no mínimo 150 palavras, e que dez novas palavras são
acrescentadas todo dia ao seu vocabulário. Como a aquisição da linguagem virou
uma coisa natural para ele, seu filho pode agora se concentrar em conceitos
mais complexos, que envolvam as emoções.
Entre os 2 e 3 anos, a criança passa a compreender
os elementos básicos que compõem os relacionamentos: amor e confiança. Ele sabe
que você e o resto da família cuidam dele e que estão ao lado dele. Apreendeu
esses conceitos tão importantes pela maneira como você o tratou nos primeiros
anos de vida. O fato de você ter cercado seu filho de carinho, atendido a suas
necessidades e zelado por sua segurança o ajudou a se tornar uma criança
confiante e otimista.
Ele está começando a entender aspectos mais
complicados da vida cotidiana, só de assistir ao que você faz no dia-a-dia.
Além disso, percebe como deve tratar as outras pessoas (também ao observar suas
atitudes). O modo mais fácil de garantir que ele se torne uma pessoa solidária
e íntegra é prestar atenção no modo como você trata os outros -- especialmente
seu próprio filho.
O que vem pela frente
O número de palavras que seu filho é capaz de
entender aumenta rápido. Aos 6 anos, a maioria das crianças tem um vocabulário
de quase 13 mil palavras. Nos próximos anos, ele vai começar a compreender
situações e idéias cada vez mais complexas, como os princípios da matemática,
distinguir o certo do errado e conceitos como o futuro.
O que você pode fazer
Se você conversar e ler para o seu filho, vai
ajudá-lo a adquirir bons recursos de comunicação. Em geral, a compreensão da
palavra vem antes de a criança ser capaz de pronunciá-la.
Brincar com a criança a ajuda a aprender sobre como
funciona o mundo. Desafie-a com brinquedos adequados à sua faixa etária e com
jogos que estimulem seu desenvolvimento físico e mental. Aproveite-se da
curiosidade dela para mostrar que aprender é prazeroso, bom e gostoso. Gostar
de aprender só vai fazer bem para ela.
Demonstrar afeto pela criança é a melhor maneira de
ensiná-la da importância de conceitos emocionais como a empatia.
Quando se preocupar
Se, com 3 anos, seu filho parece ter dificuldade
para entender as instruções e sugestões mais simples, fale com o pediatra.
Outro motivo para conversar com ele é se a criança ficar genuinamente perplexa
quando você lhe pede que faça alguma tarefa simples. Se você tiver mostrado
inúmeras vezes ao seu filho como se abre uma caixa, mas mesmo assim ele não
conseguir entender o que deve fazer, por exemplo, ele pode estar com algum tipo
de atraso cognitivo.
Fonte Site BabyCenter Brasil
domingo, 15 de julho de 2012
Sugestões de Atividades Coordenação Motora Fina / Aquisição da Escrita
Letras texturizadas (feltro, tela e emborrachados)
Saco ziplock com gel e tinta marrom (pode ser utilizada outras cores) , escrever a letra com dedo indicador
Pasta com letras vazadas e preencher com massa de modelar
Escrita da letra no papel com caneta hidrocor e passar cola colorida no sentido da escrita
sábado, 7 de julho de 2012
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