*Texto Adaptado de “Communication Incentives” - Susan Boswell Division Teacch – the University of North Carolina.
1 - A criança precisa ver necessidade em se comunicar (PORQUÊ).
2 – A criança precisa ter um meio de se comunicar (COMO).
2 – A criança precisa ter um meio de se comunicar (COMO).
· Brincadeiras prazerosas que envolvam: movimentos / girar objetos / bolhas de sabão / bolas / travesseiros / cócegas / balanço / músicas. Usar linguagem simples, parar e esperar a criança reiniciar a atividade
· Coloque obstáculos aos objetos ou atividades preferidas: objetos fora do alcance / latas e caixas que a criança não abra sozinha / brinquedos que a criança precise de ajuda para ligar ou dar corda.
· Crie situações - problema: retire parte de um brinquedo / coloque peças extras que não encaixem na atividade / entregue à criança os sapatos do pai em lugar dos seus / coloque um objeto em lugar de comida no prato da criança / esqueça de entregar a colher ou o garfo à criança.
· Situações difíceis: observe as situações que são estressantes para a criança e ensine-a a dizer “espera” ou “para” e respeite este sinal (por exemplo: se ocorrer durante o corte de cabelo, pare e depois de um intervalo, recomece).
· Ofereça opções (de preferência visual): comidas / bebidas / brinquedos / músicas / roupas / vídeos / lugares para ir.
· Auxílio visual: figuras fixadas na geladeira, por exemplo, e duas pessoas trabalham com a criança – uma ajuda a criança a escolher e entregar o cartão a outra pessoa.
LEMBRE - SE:
Estamos ensinando a criança um modo de se comunicar (COMO) e a interagir (PORQUÊ);
Combinar palavras, gestos, figuras e objetos ajudam a criança a aprender COMO e PORQUÊ mais rapidamente.
Sempre responda à intenção comunicativa da criança, tenha ela usado uma palavra, um gesto, uma figura etc.
Limite sua linguagem às palavras que a criança conheça e tente usar sempre as mesmas palavras relativas àquela situação.
Use frases simples e curtas.
Fale devagar e claramente e ESPERE.
Exagere a entonação de sua voz e suas expressões faciais.
Quando a criança estiver triste ou estressada, reduza a linguagem verbal e aumente o apoio visual.
Imite o que a criança diz, aumentando o vocabulário aos poucos.
Quando seu filho estiver numa atividade que interesse a ele, use palavras simples para descrever o que ele está fazendo.
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