EstimuLar

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Seu filho range os dentes?

 Shutterstock
Isso é chamado de bruxismo e acontece enquanto ele dorme.
As causas são multifatoriais. A criança pode estar passando por um momento difícil, se sentir sobrecarregada, ter amidalite ou até ter o encaixe dos dentes imperfeito. Existe também um bruxismo que é considerado normal. Ele é esporádico e geralmente surge quando os dentes nascem.
Estudos mostram que a tendência a ranger os dentes (também chamada de bruxismo) é maior se os pais também fazem à mesma coisa. E a criança tem mais chance de ranger os dentes se costuma falar dormindo ou babar.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Dentistry for Children, cerca de 38% das crianças rangem os dentes. Em média, o hábito aparece aos 3 anos e meio, e permanece até os 6, embora gente de todas as idades ranja os dentes. Quase sempre, o ranger de dentes acontece durante a noite. 
Tratamento: com fonoaudiólogo (que cuida da respiração), otorrinolaringologista (trata da amidalite, por exemplo) e odontopediatra. Pode ser necessário o uso de um aparelho móvel para dormir, com uma placa por cima de alguns dentes para evitar o desgaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário