EstimuLar

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Estratégias Comunicativas Empresariais


Todo profissional seja qual for sua área de atuação, sabe o quanto é importante atender bem o cliente, o bom atendimento já não é mais o diferencial, e sim o fundamental. O diferencial está em você “encantar o cliente”, e ele sempre retornará e realizará indicações. Conseguindo encantar o cliente, automaticamente você aumentará seus negócios e o crescimento da empresa.
É importante pensar que o primeiro contato com seu cliente pode ser ao telefone, ou até mesmo pessoalmente, neste momento, o principal instrumento que você deverá ter é 100% de eficácia na comunicação oral, seja ele por telefone ou frente ao cliente.
A busca de solução para o atendimento é sempre questionada- “Como posso melhorar o atendimento da minha empresa?

Existem três recursos comunicativos:
1-Recursos verbais: é o conteúdo da mensagem.
É importante que o colaborador da empresa saiba o que dizer e como dizer, estas informações devem ser fornecidas de forma clara e objetiva, linguagem coloquial e correta, evitando gírias, palavras difíceis, termos técnicos e rimas, quando se usa a gíria a fala se torna cansativa.
2-Recursos Vocais: é a voz e a fala. 
A forma como falamos irá influenciar o ouvinte a construir uma imagem mental e esta pode ser positiva ou negativa, dependendo de como o colaborador irá transmitir esta mensagem. Isto ocorre porque nossa voz transmite emoção, um exemplo, quando a pessoa está triste, esta é emoção é percebida pelo outro através da voz, como uma voz baixa e sem força, e com certeza o ouvinte irá perceber que algo de errado está acontecendo com esta pessoa, 
Existem fatores que podem interferir na mensagem de forma positiva, transmitindo segurança, conhecimento, empatia e confiabilidade.

Fatores:
• Tipo de voz: neutro sem alteração (voz sem patologia – ex. rouquidão).
• Voz grave ou aguda: não existe regra, mas a grave acima do normal – demonstra excesso seriedade e muito aguda: demonstra excesso de alegria e euforia;
• Intensidade: (sensação que forte ou fraca), forte demonstra agressividade ou auto-afirmação; já a voz fraca, demonstra insegurança e vergonha, o ideal é buscar o equilíbrio;
• Pausas: o excesso pode modificar o sentido da mensagem tornando – a artificial, já ao contrário, a falta das pausas – demonstra uma voz monótona;
• Velocidade: transmite dinamismo – quando for lenta: cansa o ouvinte/ e demonstra pensamento lento, rápida, a articulação fica imprecisa e demonstra ansiedade.
• Articulação: deve ser precisa, pois demonstra credibilidade da mensagem,
• Pronúncia ou sotaque: varia de acordo com as exigências da função/empresa.
• Entonação: melodia da fala (ascendente e descendente), fundamental estar ligado ao conteúdo. Monótona: dispersa o ouvinte e causa cansaço.

3- Recursos não verbais:
É responsável por 65% da comunicação, são os gestos, a expressão fácil, mudança de postura corporal, vestuário, acessórios, sapatos, bolsa, cabelo, barba, unhas, entre outros. 

Vale ressaltar, que além dos recursos comunicativos, o colaborador deverá apresentar formação necessária para o cargo que ele ocupa, experiência profissional, atitude, autenticidade, vontade de sempre aprender, ser positivo, ter iniciativa e acima de tudo ética profissional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário