EstimuLar

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A importância da boa mastigação para a digestão


A etapa inicial do processo digestivo é a mastigação. Trata-se da mais importante função do sistema estomatognático, que depende da saúde dos dentes e de adequados movimentos mandibulares, coordenados pelas articulações temporomandibulares (ATM) e sistema neuromuscular orofacial.
A mastigação fica comprometida na presença de diminuição da tonicidade muscular orofacial e comprometimento dos movimentos musculares. O alimento deve sempre ser bem mastigado para melhor auxiliar na digestão, pois, as enzimas digestivas atuam sobre a superfície das partículas alimentares.
Na mastigação adequada, o ritmo mastigatório deve durar de 30 a 40 segundos, com uma média de 15 a 20 ciclos mastigatórios, afirmam Gonçalves e Chehter (2011). Além disso, a mastigação deve ser bilateral alternada, com movimentos verticais e rotatórios de mandíbula.
Ainda segundo os autores, uma mastigação eficiente deve triturar o alimento em partículas cada vez menores, que, ao serem misturadas à saliva, transformem-se no bolo alimentar. Esse bolo, quando bem triturado, favorece a ação das enzimas, aumenta a velocidade de passagem do alimento pelos compartimentos digestivos e evita a escoriação dos mesmos.
Quando o alimento é pouco mastigado, esse bolo alimentar apresenta partículas grandes que são engolidas e digeridas com maior dificuldade. Esse alimento caba sendo digerido mais lentamente, causando uma sobrecarga na atividade digestiva, pois, o estômago precisa trabalhar muito mais para misturar o bolo alimentar mal preparado.
Bibliografia consultada: GONÇALVES, R.F.M.; CHEHTER, E.Z. Perfil mastigatório de obesos mórbidos submetidos à gastroplastia. Revista CEFAC, Dezembro, 2011

Um comentário:

  1. Favor colocar a fonte da postagem respeitando os direitos autorais. A referência citada apenas serviu para consulta. O texto é de autoria do blog sabrinaleaofono.blogspot.com.br
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir