- Não diga para a criança falar mais devagar ou relaxar.
- Fale com a criança de forma calma, sem pressa, pausando freqüentemente. Antes de começar a falar, ouça a criança até o fim e espere alguns segundos após ela ter concluído aquilo que queria dizer. Isso desacelera o ritmo geral da conversa.
- Ajude todos os alunos da classe a aprender que há momentos de falar e momentos de escutar. Todas as crianças, especialmente aquelas que gaguejam, acham mais fácil falar quando há poucas interrupções e quando elas têm a atenção dos ouvintes.
- Use expressões faciais, contato visual e outras formas de linguagem corporal para comunicar à criança que você está prestando atenção ao conteúdo da mensagem e não somente à forma como ela está falando.
- Não subestime a criança. Espere a mesma qualidade e quantidade de trabalhos por parte de crianças que gaguejam.
- Procure reduzir críticas, padrões rápidos de fala e interrupções.
- Não complete as palavras para a criança, nem fale por ela.
- Converse individualmente com o aluno que gagueja sobre as modificações necessárias à sua adaptação em sala de aula. Respeite suas necessidades, sem subestimá-lo.
- Não torne a gagueira algo vergonhoso. Fale sobre gagueira como se estivesse falando sobre qualquer outro assunto.
Espaço destinado a oferecer informações fonoaudiológicas, bem como a busca da Evolução e Aperfeiçoamento científico e prático dos profissionais da fonoaudiologia e/ou estudantes. "SEJAM BEM VINDOS" Acessem também: www.fonoefisiodomicilio.com.br
quarta-feira, 23 de março de 2011
Sugestões para falar com a criança que gagueja
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário