EstimuLar

sábado, 1 de dezembro de 2012

Como limpar os ouvidos?


Uso inadequado de hastes flexíveis (cotonetes) pode causar danos ao tímpano.

Todo mundo tem cera no ouvido, que pode ser desde a cor amarelo clara até marrom escura. Ao limpar os ouvidos com hastes flexíveis (cotonetes) o indivíduo pode causar uma lesão ao órgão, além de otites externas, infecções e lesões graves ou leves na membrana timpânica, como perfurar o tímpano, e em último caso pode até precisar de uma cirurgia para correção.
Ao limpar o ouvido o indivíduo tenta retirar a cera - cerume - do ouvido, que tem a principal função de proteger. A cera é produzida por glândulas existentes no canal auditivo mais externo, sendo produzida e expelida normalmente.

O cerume recobre a pele do canal e o protege da água, que pode conter microrganismos nocivos e retém poeira e partículas de areia, impedindo danos ao tímpano.

O organismo tem um processo de auto-limpeza, a cera que fica no canal externo do ouvido seca e vira um pó, que é eliminada pelo corpo.

A melhor maneira de retirar o excesso de cera sem prejudicar o ouvido é utilizar uma toalha e fazer a limpeza logo após o banho, limpando somente até onde o dedo alcança assim a cera não será empurrada em direção ao tímpano.

Mesmo que fosse possível retirar toda a cera do ouvido, sem empurrá-la para dentro, a saúde dos ouvidos seria colocada em risco, uma vez que ela é a responsável por garantir a proteção, evitando as infecções e problemas de audição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário