Autor(es): Cláudia Aparecida Pietrobon, Renata das Neves Andrade Souza,
Shirley Lima Maioli Follador
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A atuação fonoaudiológica na
área educacional vem sendo muito discutida nos últimos anos, mesmo assim,
verifica-se a importância de atualizações, por parte desses profissionais,
dos conhecimentos desta nova área. Devido a esta necessidade o presente trabalho
visa esclarecer a inserção e atuação do fonoaudiólogo no âmbito escolar. De
acordo com o artigo de lei 6968/81, este prevê a participação do
fonoaudiólogo em equipes de orientação e planejamento escolar, tanto de ordem
pública quanto privada. O artigo 4º da nova resolução estabelece a proibição
do fonoaudiólogo em realizar atendimentos clínicos dentro das instituições
educacionais, exceto em casos salvaguardo por determinações contidas nas
políticas de educação especial vigentes. No ano de 2010, a resolução 309 de
1º de abril de 2005, foi complementada pela resolução 387, afirmando que o
profissional fonoaudiólogo deve atuar no âmbito educacional, desenvolvendo
ações que possibilitem a aprendizagem e o diagnóstico de possíveis alterações
na aprendizagem, devendo este, encaminhar o aluno à terapia extracurricular,
quanto necessário. Este campo de atuação da fonoaudiologia compreende duas
funções principais: participação na equipe escolar e triagem. Na equipe, o
fonoaudiólogo vai atuar realizando os papéis de assessor e consultor. A
assessoria ocorre junto à orientação pedagógica, para se formular métodos e
técnicas de alfabetização que se adéquem aos educandos. Como consultor, o
fonoaudiólogo é responsável por esclarecer aos profissionais da escola os
problemas relativos à sua área, a medida que surjam. Na realização de
triagens, o fonoaudiólogo atua individualmente e tem como objetivo avaliar a
comunicação oral e escrita, bem como os aspectos relacionados a estes. A
atuação do fonoaudiólogo na escola cria possibilidades de participação no
processo de capacitação das comunidades no que tange os aspectos relativos à
linguagem oral e escrita, articulação, audição, voz, fluência, respiração e
funções alimentares. Esta atuação permite a troca de conhecimentos entre os
profissionais que atuam na escola e oferece subsídios para o aproveitamento
do potencial infantil, gerando condições essenciais que propiciam, por sua
vez, o desenvolvimento satisfatório da criança. Sendo assim, a fim de
contribuir com a Educação Infantil e consequentemente com o processo de
alfabetização, a Fonoaudiologia Educacional vem modificando seu foco de
atuação, no sentido de propor atividades que sejam integradas às dos
educadores, criando condições para que a escola e a família participem efetivamente
desse processo de escolarização, dentro e fora do ambiente escolar. Logo, o
fonoaudiólogo pode contribuir com todo esse processo, não focando apenas as
alterações no desenvolvimento da criança, mas sim criando condições para o
aprimoramento da comunicação humana e consequentemente para um bom desempenho
escolar.
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Espaço destinado a oferecer informações fonoaudiológicas, bem como a busca da Evolução e Aperfeiçoamento científico e prático dos profissionais da fonoaudiologia e/ou estudantes. "SEJAM BEM VINDOS" Acessem também: www.fonoefisiodomicilio.com.br
sábado, 1 de dezembro de 2012
A atuação e inserção do fonoaudiólogo na área educacional.
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