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sábado, 1 de dezembro de 2012

A atuação e inserção do fonoaudiólogo na área educacional.

Autor(es): Cláudia Aparecida Pietrobon, Renata das Neves Andrade Souza, Shirley Lima Maioli Follador
A atuação fonoaudiológica na área educacional vem sendo muito discutida nos últimos anos, mesmo assim, verifica-se a importância de atualizações, por parte desses profissionais, dos conhecimentos desta nova área. Devido a esta necessidade o presente trabalho visa esclarecer a inserção e atuação do fonoaudiólogo no âmbito escolar. De acordo com o artigo de lei 6968/81, este prevê a participação do fonoaudiólogo em equipes de orientação e planejamento escolar, tanto de ordem pública quanto privada. O artigo 4º da nova resolução estabelece a proibição do fonoaudiólogo em realizar atendimentos clínicos dentro das instituições educacionais, exceto em casos salvaguardo por determinações contidas nas políticas de educação especial vigentes. No ano de 2010, a resolução 309 de 1º de abril de 2005, foi complementada pela resolução 387, afirmando que o profissional fonoaudiólogo deve atuar no âmbito educacional, desenvolvendo ações que possibilitem a aprendizagem e o diagnóstico de possíveis alterações na aprendizagem, devendo este, encaminhar o aluno à terapia extracurricular, quanto necessário. Este campo de atuação da fonoaudiologia compreende duas funções principais: participação na equipe escolar e triagem. Na equipe, o fonoaudiólogo vai atuar realizando os papéis de assessor e consultor. A assessoria ocorre junto à orientação pedagógica, para se formular métodos e técnicas de alfabetização que se adéquem aos educandos. Como consultor, o fonoaudiólogo é responsável por esclarecer aos profissionais da escola os problemas relativos à sua área, a medida que surjam. Na realização de triagens, o fonoaudiólogo atua individualmente e tem como objetivo avaliar a comunicação oral e escrita, bem como os aspectos relacionados a estes. A atuação do fonoaudiólogo na escola cria possibilidades de participação no processo de capacitação das comunidades no que tange os aspectos relativos à linguagem oral e escrita, articulação, audição, voz, fluência, respiração e funções alimentares. Esta atuação permite a troca de conhecimentos entre os profissionais que atuam na escola e oferece subsídios para o aproveitamento do potencial infantil, gerando condições essenciais que propiciam, por sua vez, o desenvolvimento satisfatório da criança. Sendo assim, a fim de contribuir com a Educação Infantil e consequentemente com o processo de alfabetização, a Fonoaudiologia Educacional vem modificando seu foco de atuação, no sentido de propor atividades que sejam integradas às dos educadores, criando condições para que a escola e a família participem efetivamente desse processo de escolarização, dentro e fora do ambiente escolar. Logo, o fonoaudiólogo pode contribuir com todo esse processo, não focando apenas as alterações no desenvolvimento da criança, mas sim criando condições para o aprimoramento da comunicação humana e consequentemente para um bom desempenho escolar.

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