PECS é uma forma de comunicação aumentativa e alternativa
(CAA), que utiliza imagens em vez de palavras para ajudar as crianças a se
comunicar. PECS foi desenhado especialmente para crianças que têm atrasos
no desenvolvimento da fala.
No processo de aprendizado PECS, é dado um conjunto de
fotos das comidas favoritas ou brinquedos do dia a dia da criança.
Quando a criança quer um desses itens, ele dá a imagem
para um parceiro de comunicação (um pai, terapeuta, cuidador, ou mesmo uma outra
criança). O parceiro de comunicação entrega o alimento ou brinquedo nas
mãos da criança. Esta troca reforçando a comunicação.
Algumas estratégias podem ser tão simples como a
criança até uma foto, um gesto ou sinais básicos de linguagem. Por exemplo, uma
criança pode apontar para uma imagem de suco e depois apontar para si mesma,
dizendo que ela quer um copo de suco.
Como a comunicação se desenvolve, o número, tipo e
complexidade dos símbolos da imagem pode ser ampliada. Estes símbolos de imagem
podem ser colocados juntos em uma "placa de comunicação", que pode
começar a permitir que uma criança para nos dizer o que querem e precisam.
A avaliação das habilidades de um usuário e os requisitos
para CAA irá incluir a parte motora da criança, visual, cognitivo, linguagem e
comunicação. A avaliação exige a entrada de membros da família, particularmente
para a intervenção precoce.
Os profissionais de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
devem treinar a criança para os requisitos da Comunicação Alternativa ou
Aumentativa (CAA).
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