ESTRATÉGIAS PARA FACILITAR O COMPARTILHAR DA ATENÇÃO
Ø Partir de objetos e situações que a criança já mostra interesse para iniciar interação social.
Ø Utilizar estímulos visuais nas atividades pedagógicas e no dia-a-dia (organizar o horário, mostrar aonde ela vai e o que vai acontecer).
Ø Partir de objetos e situações que a criança já mostra interesse para iniciar interação social.
Ø Utilizar estímulos visuais nas atividades pedagógicas e no dia-a-dia (organizar o horário, mostrar aonde ela vai e o que vai acontecer).
Ø Estruturar o ambiente de forma que a criança preveja o que se espera dela em cada situação.
Ø Aproveitar situações e horas naturalmente agradáveis para a criança (banho, comida) para ensinar e trabalhar conceitos.
Ø Diminuir o tempo que a criança fica sozinha e sem atividade.
DICAS SOBRE COMO EXERCITAR A LEITURA SOCIAL
Ø Nomear as emoções na hora que elas acontecem, em situação natural Iniciar com emoções simples como alegria, tristeza, medo e após passar para emoções complexas e mais internalizadas como vergonha e orgulho.
Ø Nomear as emoções na hora que elas acontecem, em situação natural Iniciar com emoções simples como alegria, tristeza, medo e após passar para emoções complexas e mais internalizadas como vergonha e orgulho.
Ø Criar pequenas estórias onde a leitura social é diferente para as diferentes óticas.
Ø Estimular empatia (simpatia pelo sentimento dos outros).
Ø Ensinar qual a resposta emocional apropriada para cada situação.
DICAS DE COMO ESTIMULAR A COMUNICAÇÃO
Ø Responder a qualquer iniciativa e comunicação
Ø Responder a qualquer iniciativa e comunicação
Ø Apresentar objetos do interesse da criança
Ø Dar um intervalo de tempo entre mostrar e nomear um objeto. Quando fizer uma pergunta, faça perguntas abertas (que não caibam resposta com uma palavra). Tenha paciência para esperar a resposta.
Ø Utilizar recursos gestuais ou visuais para melhorar a comunicação.
Ø Utilizar situações naturais e reais para estimular a comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário