EstimuLar

terça-feira, 21 de junho de 2011

Como agir quando falar com alguém que gagueja

A gagueira pode parecer um problema fácil de ser resolvido através de alguns conselhos simples, mas para muitos adultos, isso pode ser um distúrbio crônico. Aqui apresentamos algumas dicas para que você, ouvinte, possa ajudar:
1 - Evite dizer coisas do tipo: "fale devagar", "respire" ou "relaxe". Esses conselhos não ajudam e podem até atrapalhar ainda mais a comunicação.
2 - Deixe a pessoa perceber que você está realmente prestando atenção ao que ela está falando (conteúdo), ao invés de como ela está falando (forma).
3 - Mantenha contato visual e espere de forma natural e paciente até que a pessoa termine sua fala.
4 - Você pode ter vontade de completar as palavras ou até de finalizar as sentenças. Procure não fazer isso.
5 - Mantenha uma conversação normal, utilizando uma fala relaxada, mas não lenta a ponto de parecer artificial. Isso promove uma boa comunicação, independentemente de com quem você esteja falando.
6 - Tenha consciência que a pessoa que gagueja geralmente tem mais problemas em controlar a sua fala quando usa o telefone. Por favor, seja muito mais paciente nessa situação. Se você atender ao telefone e não ouvir nada, antes de desligar, tenha certeza que não é alguém que gagueja tentando iniciar uma conversa.
 
7 - Não force a pessoa que gagueja a falar em situações que ela teme, como por exemplo, ao telefone. Apesar de parecer que você está ajudando, isso pode atrapalhar.
8 - Trate a gagueira com naturalidade e sem julgamentos;
9 - Jamais imite a gagueira, muito menos com ar de deboche;
10 - Somente aborde o assunto da gagueira se sentir abertura da pessoa;
11 - Nunca ria da gagueira da pessoa.

Fonte: "How to react when speaking with someone who stutters" - Stuttering Foundation of America - http://www.stutteringhelp.org/Default.aspx?tabid=104
Traduzido por Daniela Veronica Zackiewicz, Eliane Regina Carrasco e Henrique Confessor, adaptado e ampliado pelo Grupo de apoio de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário