EstimuLar

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Síndrome do Respirador Bucal

O número é significativo: 30% das crianças brasileiras respiram pela boca e apresentam a chamada 'síndrome da respiração bucal'. Entre narinas entupidas, desconforto na garganta e voz nasalada, instala-se um problema sério que, devido à falta de atenção dos pais, acaba prejudicando a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento dos pequenos. E isso por vários motivos, principalmente porque o ar que entra pela boca é mais agressivo ao organismo - já que chega ao pulmão com as impurezas do ambiente. 

O que acontece é o seguinte...
O nariz funciona como barreira: filtra, umedece e aquece o ar. O ser humano nasceu para respirar por ele, não pela boca.
É chamado de respirador bucal quem tem uma respiração oral por mais de quatro meses. E a pessoa não precisa estar com a boca escancarada, bastam os lábios e dentes ficarem entreabertos.
O diagnóstico nem sempre é fácil. Várias são as complicações que levam uma criança a essa condição. As mais comuns são as rinites alérgicas e o aumento das amígdalas (localizadas na garganta) e adenóides (também conhecidas como carne esponjosa). Quando estas últimas ficam grandes demais, o ar não passa. Outras causas são as inflamatórias (sinusite), infecciosas e alterações anatômicas (desvio de septo). 

Esse vídeozinho da Família Pallito - Fonoaudiologia explica direitinho e aborda de uma forma super bacana esse assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário