EstimuLar

domingo, 17 de fevereiro de 2013

TDAH - Como identificar

Conheça mais sobre o TDAH - Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade

Os indivíduos com TDAH geralmente apresentam alguns distúrbios de aprendizagem, muitas vezes na leitura e/ou escrita, por essa razão o FONOAUDIÓLOGO pode colaborar bastante no tratamento desses pacientes.

PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO!

Entenda o que é a Traqueostomia



Acesse a apostila: Orientações ao paciente Traqueostomizado
http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/manuais/pessoatraqueostomizada.pdf

O sonho de Ariel


Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade...


Deficiência auditiva

Algumas dicas importantes:

Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Muitas fazem a leitura labial, e podem fazer muitos sons com a garganta, ao rir, e mesmo ao gestualizar. Além disso, sua comunicação envolve todo o seu espaço, através da expressão facial-corporal, ou seja o uso da face, mãos, e braços, visto que, a forma de expressão visual-espacial é sobretudo importante em sua língua natural.
* Falar de maneira clara, pronunciando bem as palavras, sem exageros, usando a velocidade normal, a não ser que ela peça para falar mais devagar.
* Usar um tom normal de voz, a não ser que peçam para falar mais alto. Gritar nunca adianta.
* Falar diretamente com a pessoa, não de lado ou atrás dela.
* Fazer com que a boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo em frente à boca torna impossível a leitura labial. Usar bigode também atrapalha.
* Quando falar com uma pessoa surda, tentar ficar num lugar iluminado. Evitar ficar contra a luz (de uma janela, por exemplo), pois isso dificulta a visão do rosto.
* Se souber alguma língua de sinais, tentar usá-la. Se a pessoa surda tiver dificuldade em entender, avisará. De modo geral, as tentativas são apreciadas e estimuladas.
* Ser expressivo ao falar. Como as pessoas surdas não podem ouvir mudanças sutis de tom de voz, que indicam sentimentos de alegria, tristeza, sarcasmo ou seriedade, as expressões faciais, os gestos ou sinais e o movimento do corpo são excelentes indicações do que se quer dizer.
* Ao conversar, manter sempre contato visual, se desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.
* Nem sempre a pessoa surda tem uma boa dicção. Se houver dificuldade em compreender o que ela diz, pedir para que repita. Geralmente, os surdos não se incomodam de repetir quantas vezes for preciso para que sejam entendidas.
* Se for necessário, comunicar-se através de bilhetes. O importante é se comunicar. O método não é tão importante.
* Quando o surdo estiver acompanhado de um intérprete, dirigir-se a ele, não ao intérprete.
* Alguns preferem a comunicação escrita, alguns usam linguagem em código e outros preferem códigos próprios. Estes métodos podem ser lentos, requerem paciência e concentração.
Qualquer duvida, procure um FONOAUDIÓLOGO

SÍNDROME DE ASPERGER E AUTISMO TIPICO

A Síndrome de Asperger tem se diferenciado muito recentemente do autismo típico e existe pouca informação sobre o prognóstico dessas crianças. Não obstante, considera-se que, comparado com jovens com outras formas de autismo, poderão com maior probabilidade converter-se em adultos independentes, com uma vida absolutamente normal.
Frequentemente, quando são adultos, as pessoas com Asperger têm um trabalho ou profissão relacionados com suas áreas de interesse especial, podendo ser muito competentes.

Como ouvimos e como ocorre ocorre a deficiência auditiva