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quinta-feira, 28 de abril de 2011

Hoje 28/04 é Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Em 28 de Abril de cada ano é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Mundial do Trabalho (OIT),  em homenagem ao grave acidente ocorrido nesta data, em 1969, numa mina dos EUA, onde morreram dezenas de trabalhadores.

A primeira cerimónia teve lugar em 1996, em Nova Iorque, na Organização das Nações Unidas, e, em 2001, a data foi reconhecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e passou a ser celebrada oficialmente em muitos países.

Apesar de todas estas celebrações, a luta contra a sinistralidade laboral está longe de ser uma realidade. As estatísticas continuam a mostrar um  balanço triste e, o mais grave é que, para alguns, a prevenção laboral não passa disso: balanços, informações, estatísticas.
 
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em todo o mundo ocorrem 270 milhões de acidentes de trabalho e são registadas mais de 160 milhões de doenças profissionais a cada ano.
 
Esses acidentes e doenças profissionais causam, anualmente, mais de 2,2 milhões de mortes e provocam uma redução de 4% no PIB (Produto Interno Bruto) mundial.
 
Atualmente,  os destaques  estão no sector de construção civil, um dos maiores geradores de emprego em muitas partes do mundo e também responsável por altos índices de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.
 
Entre os grupos, estão os trabalhadores jovens (15 a 24 anos), que sofrem por sua  inexperiência, e os idosos (com mais de 55), mais propensos a acidentes fatais no trabalho.
 
Ainda de acordo com o relatório preparado pela OIT por ocasião da data, cerca de 17 % de todos os acidentes fatais no local de trabalho ocorrem na indústria e na construção.
 
Isso representa 60 mil mortes por ano, ou uma morte a cada 10 minutos.
 
O relatório da OIT reforça a necessidade de melhor planeamento e coordenação para lidar com as questões de saúde e segurança nos locais de construção, assim como um maior foco na prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho.
 
O estudo da OIT aponta que os trabalhadores jovens sofrem mais acidentes sérios, porém não-fatais, e esse maior risco pode ser relacionado com a falta de experiência e treinamento, assim como pela pouca maturidade física e emocional.

Assim, educação para o trabalho e treinamento são elementos-chave nos programas de prevenção para este grupo.
 
No outro extremo da escala etária, trabalhadores com mais de 55 anos parecem estar mais susceptíveis a sofrerem doenças ocupacionais fatais, se comparados aos demais colegas.

25 Mitos Sobre Gagueira


Autores: Sandra Merlo e Hugo Silva
Revisora: Ignês Maia Ribeiro
Fonte: Instituto Brasileiro de Fluência - IBF

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Exercícios contra o Ronco

Diferenciando o Ronco e Apnéia

AUTISMO - INCENTIVOS À COMUNICAÇÃO

*Texto Adaptado de “Communication Incentives” - Susan Boswell Division Teacch – the University of North Carolina. 
1 - A criança precisa ver necessidade em se comunicar (PORQUÊ).
2 – A criança precisa ter um meio de se comunicar (COMO).
·         Brincadeiras prazerosas que envolvam: movimentos / girar objetos / bolhas de sabão / bolas / travesseiros / cócegas / balanço / músicas. Usar linguagem simples, parar e esperar a criança reiniciar a atividade
·         Coloque obstáculos aos objetos ou atividades preferidas: objetos fora do alcance / latas e caixas que a criança não abra sozinha / brinquedos que a criança precise de ajuda para ligar ou dar corda.
·         Crie situações - problema: retire parte de um brinquedo / coloque peças extras que não encaixem na atividade / entregue à criança os sapatos do pai em lugar dos seus / coloque um objeto em lugar de comida no prato da criança / esqueça de entregar a colher ou o garfo à criança.
·         Situações difíceis: observe as situações que são estressantes para a criança e ensine-a a dizer “espera” ou “para” e respeite este sinal (por exemplo: se ocorrer durante o corte de cabelo, pare e depois de um intervalo, recomece).
·         Ofereça opções (de preferência visual): comidas / bebidas / brinquedos / músicas / roupas / vídeos / lugares para ir.
·         Auxílio visual: figuras fixadas na geladeira, por exemplo, e duas pessoas trabalham com a criança – uma ajuda a criança a escolher e entregar o cartão a outra pessoa.
LEMBRE - SE:
Estamos ensinando a criança um modo de se comunicar (COMO) e a interagir (PORQUÊ);
Combinar palavras, gestos, figuras e objetos ajudam a criança a aprender COMO e PORQUÊ mais rapidamente.
Sempre responda à intenção comunicativa da criança, tenha ela usado uma palavra, um gesto, uma figura etc.
Limite sua linguagem às palavras que a criança conheça e tente usar sempre as mesmas palavras relativas àquela situação.
Use frases simples e curtas.
Fale devagar e claramente e ESPERE.
Exagere a entonação de sua voz e suas expressões faciais.
Quando a criança estiver triste ou estressada, reduza a linguagem verbal e aumente o apoio visual.
Imite o que a criança diz, aumentando o vocabulário aos poucos.
Quando seu filho estiver numa atividade que interesse a ele, use palavras simples para descrever o que ele está fazendo.

Apostila Saberes e Práticas da Inclusão - Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem Autismo

Dicas para Estimulação da Criança Autista

Folder Teste da Orelinha


Folder explicativo sobre o teste da orelhinha produzido pelo Sistema dos Conselhos de Fonoaudiologia. Utilize na divulgação desta conquista e da profissão. Baixe o folder pelo link http://www.fonoaudiologia.org.br/publicacoes/folder_orelhinha_grafica.pdf

terça-feira, 19 de abril de 2011

Livro: A Inter - ação Pela Linguagem



Este livro é uma obra de Linguística do discurso na medida em que se ocupa das manifestações lingüísticas formuladas por indivíduos concretos, sob determinadas condições de produção. Encara a linguagem como lugar de interação dos membros de uma sociedade que leva ao estabelecimento de vínculos e compromissos e estuda seqüências textuais ou textos inteiros, descrevendo e explicando a capacidade do ser humano de interagir socialmente por meio de uma língua, das mais diversas formas e com os mais variados resultados, assim como as estratégias postas em ação nos "jogos de linguagem"


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Seu Filho FALA e OUVE bem?

Livro Linguagem e Cognição: Relações Interdisciplinares





Neste livro, o tema “linguagem e cognição” é desenvolvido em perspectiva interdisciplinar, no que se refere aos conteúdos, aos campos de estudo da linguagem e aos modelos teóricos e metodológicos que constituem e fazem o avanço da Linguística. Cada artigo tem seu próprio recorte, construído no caminho investigativo do autor, e, em seu conjunto, os textos se entrelaçam, se amarram e se expandem interdisciplinarmente. Nesse entendimento, a publicação oferece resultados de estudos, pesquisas e reflexões sobre a linguagem, considerando o funcionamento do cérebro/mente, a consciência humana e o processamento cognitivo.
Os diversos campos da linguagem são focalizados, especialmente a leitura e a escrita, em seus aspectos semânticopragmáticos e morfossintáticos. Assim constituída a publicação, a Psicolinguística e a Pragmática, em recortes diferentes e conexões oportunas, fazem a iluminação teórica e propõem, com as neurociências, um feixe teórico-metodológico, para estudo das relações entre linguagem e cognição, assentado nos movimentos científicos da contemporaneidade.

Livro Ensino da leitura nos anos iniciais: navegando pela linguística



Livro científico-didático-acadêmico dirigido para estudantes, pesquisadores e professores sobre o ensino da leitura nos anos iniciais, tendo como apoio teórico os estudantes da linguagem. O livro é constituído de um texto teórico com respectiva bibliografia, de exemplificações, de encaminhamentos de ação integrada dos leitores com seus colegas e seus alunos, no caso dos professores, e de propostas de atividades que, além de ilustrar a teoria sobre o processamento e compreensão da leitura em ambiente virtual, através da realização da leitura no desktop, deve permitir, de forma interativa, a realização de exercícios práticos.
DOWLOND: http://www.pucrs.br/edipucrs/ensinodaleitura/index.html

Livro Teorias da Comunicação: Trajetórias Investigativas




Livro A Auto Estimulação Precoce do Bebê - Klajner



Livro O Comportamento Verbal - Skinner



Atividade Fonema /R/ (velar)

Trilha Fonema /R/ velar

Atividade Fonemas /n/ /m/ e /nh/

    

Memória Fonemas /n/ /m/ e /nh/

http://www.4shared.com/document/R7Q4HNv/Memria_Fonemas_N_M_NH.html

Atividade Fonemas /x/ e /j/

      

Memória Fonemas /x/ e /j/

http://www.4shared.com/document/JX78vc8C/Memria_Fonemas_ch_e_j.html